Princípio Bernoulli
Princípio Bernoulli
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O fluido hidráulico em um sistema contém energia sob duas formas: energia cinética em virtude do peso e velocidade e energia potencial sob a forma de pressão. Daniel Bernoulli, cientista suíço, mostrou que em um sistema com fluxos constantes, a energia é transformada cada vez que a área da seção transversal do tubo é modificada.
O princípio de Bernoulli diz que a soma das energias potencial e cinética, nos vários pontos do sistema, é constante, se o fluxo for constante. Quando o diâmetro de um tubo é modificado, a velocidade também muda.
A energia cinética aumenta ou diminui. Enquanto isso, a energia não pode ser criada nem destruída. Em seguida, a mudança na energia cinética precisa ser compensada pela redução ou aumento da pressão.
O uso de um Venturi no carburador de um carro é um exemplo do princípio Bernoulli. Na passagem do ar através da restrição, a pressão diminui. Essa redução de pressão permite que a gasolina flua, vaporize e misture com o ar
O teorema aplica-se ao fluxo sobre superfícies, como as asas de um avião ou as hélices de um navio.
As asas são projetadas para forçar o ar a fluir mais rapidamente na superfície superior do que no inferior, de modo que a pressão sobre o último é maior do que na parte superior. Esta diferença de pressão fornece o elevador que mantém o avião em vôo.
Uma hélice é também um plano aerodinâmico, ou seja, tem uma forma de asa. Neste caso, a diferença de pressão que ocorre ao girar a hélice fornece o impulso que conduz o barco. O teorema de Bernoulli também é usado nos bocais, onde o fluxo é acelerado reduzindo o diâmetro do tubo, com a conseqüente queda de pressão. Também é aplicado a medidores de vazão de orifícios, também chamados de Venturi, que medem a diferença de pressão entre o fluido de baixa velocidade que passa através de um tubo de entrada e o fluido de alta velocidade que passa através de um furo de menor diâmetro, a velocidade do fluxo é determinada e, portanto, o fluxo
Q = V x A
Q1 = Q2
APLICAÇÕES
Chaminé
As chaminés são altas para tirar proveito do fato de que a velocidade do vento é mais constante e maior em altitudes mais elevadas. Quanto mais rápido o vento sopra sobre a boca de uma chaminé, menor a pressão e maior a diferença de pressão entre a base e a boca da chaminé, conseqüentemente, os gases de combustão são extraídos melhor.
As chaminés são altas para tirar proveito do fato de que a velocidade do vento é mais constante e maior em altitudes mais elevadas. Quanto mais rápido o vento sopra sobre a boca de uma chaminé, menor a pressão e maior a diferença de pressão entre a base e a boca da chaminé, conseqüentemente, os gases de combustão são extraídos melhor.
Pipe
A equação de Bernoulli e a equação de continuidade também nos dizem que se reduzirmos a área de seção transversal de um tubo para aumentar a velocidade do fluido que o atravessa, a pressão será reduzida.
A equação de Bernoulli e a equação de continuidade também nos dizem que se reduzirmos a área de seção transversal de um tubo para aumentar a velocidade do fluido que o atravessa, a pressão será reduzida.
Natação
A aplicação dentro deste esporte é refletida diretamente quando as mãos do nadador reduzem a água gerando menos pressão e mais propulsão.
A aplicação dentro deste esporte é refletida diretamente quando as mãos do nadador reduzem a água gerando menos pressão e mais propulsão.
Carburador de carro Em um carburador de carro , a pressão de ar que passa através do corpo do carburador diminui quando ele passa por um acelerador. Quando a pressão diminui, a gasolina flui, vaporiza e mistura com a corrente de ar.
Fluxo de fluido de um tanque
O caudal é dado pela equação de Bernoulli.
O caudal é dado pela equação de Bernoulli.
Dispositivos Venturi
Na oxigenoterapia, a maioria dos sistemas de entrega de débito alto utilizam dispositivos de tipo Venturi, que se baseiam no princípio Bernoulli.
Na oxigenoterapia, a maioria dos sistemas de entrega de débito alto utilizam dispositivos de tipo Venturi, que se baseiam no princípio Bernoulli.
Os
planos de aviação têm o extrados (parte superior da asa ou plano) mais curvado do que o intrados (parte inferior da asa ou plano). Isso faz com que a massa superior de ar, ao aumentar sua velocidade, diminua sua pressão, criando, portanto, uma sucção que sustente a aeronave.
planos de aviação têm o extrados (parte superior da asa ou plano) mais curvado do que o intrados (parte inferior da asa ou plano). Isso faz com que a massa superior de ar, ao aumentar sua velocidade, diminua sua pressão, criando, portanto, uma sucção que sustente a aeronave.
Então espero que tenhamos ajudado.Bom estudos
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