Lei de Joule
Lei de Joule

Definição do Efeito Joule
Quando um condutor é aquecido ao ser percorrido por uma corrente elétrica, ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica. Este fenômeno é conhecido como Efeito Joule, em homenagem ao Físico Britânico James Prescott Joule (1818-1889).Esse fenômeno ocorre devido o encontro dos elétrons da corrente elétrica com as partículas do condutor. Os elétrons sofrem colisões com átomos do condutor, parte da energia cinética (energia de movimento) do elétron é transferida para o átomo aumentando seu estado de agitação, consequentemente sua temperatura. Assim, a energia elétrica é transformada em energia térmica(calor).
O resistor e o Efeito Joule
O resistor é um dispositivo cujas principais funções são: dificultar a passagem da corrente elétrica e transformar energia elétrica em energia térmica por Efeito Joule. Entendemos a dificuldade que o resistor apresenta à passagem da corrente elétrica como sendo resistência elétrica. O material mais comum na fabricação do resistor é o carbono.Na grande maioria dos casos observamos a seguinte representação gráfica do resistor:
Calculo da resistência elétrica
Para o resistor é válida a expressão para cálculo da resistência elétrica:R = U/i
que relaciona a resistência oferecida à passagem da corrente elétrica com tensão e corrente elétrica. Devemos lembrar que a unidade da resistência elétrica é o ohm (Ω) derivada do volt/ampère.
Potência elétrica
Na física, potência pode ser definida como a quantidade de energia liberada em certo intervalo de tempo, ou seja, quanto maior a energia liberada em um menor intervalo de tempo maior será a potência.Logo, potência pode ser definida como energia por tempo, e, potencia elétrica é energia elétrica por tempo:
P = Eel/Δt
Substituindo Eel por Δq.U, temos:
P = Δq.U / Δt
Mas, sabemos que Δq/Δt define outra grandeza física, a corrente elétrica i= Δq/Δt, sendo assim:
P = U. i
Lei de Joule
Agora que entendendo estes conceitos acima podemos falar da lei de Joule.Como vimos, o resistor transforma a energia elétrica em energia térmica, ou seja, a potência elétrica consumida por um resistor é dissipada. Essa potência é dada por P = U . i
Pela lei de Ohm (U=R.i), tem-se P = (R.i) . i
logo: P = R.i2
A energia elétrica transformada em energia térmica ao fim de um intervalo de tempo ∆t é dada por:
Eel = P . ∆t
Agora, substituindo a potencia por R.i2 temos a equação que representa a lei de Joule
Eel = R . i2 . ∆t
Enunciado da Lei de Joule
A Potência e a lei de Joule
P = U2/R
Quando a ddp é constante, a potência elétrica dissipada num resistor é inversamente proporcional à sua resistência elétrica.
Calculando a Resistência com base na potência
R = P/i2
R = P/U2
As unidades de medidas de Energia e Potência
W = J/s
Entendendo esta relação podemos dizer que a energia (Joule) é igual a Potencia (Watts) multiplicada pelo tempo (segundos).
J = W.s
Nenhum comentário: