/*/* */

Lei de Henry

Willian Henry
A lei em questão foi proposta pelo cientista inglês, um dos mais importantes químicos de sua época, que acabou dando seu nome para esta lei, William Henry. O cientista defendeu na época que a solubilidade de um gás em um líquido a determinada temperatura é diretamente proporcional à pressão parcial que o gás exerce sobre o líquido.



                 Essa lei pode ser expressa pela fórmula P = K.X , em que P representa a pressão do gás sob a solução, K é a constante de proporcionalidade, característica da Lei de Henry de um gás específico (cada gás tem sua própria constante de Henry, que varia com a temperatura), e X representa a solubilidade do gás.





    É claro que para saber a solubilidade de um determinado líquido, é necessário saber a pressão do gás que está exercendo algum poder ali em uma determinada reação. Além da pressão, outro fator que também acaba influenciando é a temperatura, justamente pelo movimento que as moléculas fazem. Se as moléculas deste líquido estiverem muito agitadas, e isso invariavelmente vai acontecer quando o líquido estiver muito quente, o líquido irá perder a capacidade de dissolver o gás.



Nenhum comentário:

Imagens de tema por gmutlu. Tecnologia do Blogger.